O ano de 2024 promete ser repleto de reviravoltas no cenário do esporte mundial. Abaixo, o Lance! Biz apresenta dez previsões que podem agitar o mundo dos negócios esportivos. Entre elas, destacam-se a perspectiva para a criação da liga única e as possíveis novas SAFs no Brasil.
1. A liga única vai sair
Após quase dois anos de conversas, chegou o momento de definiçã. E a expectativa do Lance! é por um final feliz. Atualmente separados em dois blocos (Libra e Liga Forte União), os clubes brasileiros vão chegar a um acordo para fundar uma liga única, que organizará o Brasileirão a partir de 2025.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
2. Globo vai manter os direitos do Brasileirão
Uma das missões da liga (ou dos blocos comerciais) em 2024 será a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão para os próximos anos. Neste caso, a previsão é mais conservadora: o Grupo Globo, casa do campeonato há décadas, vai garantir o maior pacote de jogos para o próximo ciclo comercial.
➡️ Confira os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
3. Mais clubes da Série A vão virar SAF
Três anos após a criação da Lei nº 14.193, que instituiu as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), novos clubes da Série A adotarão o modelo de negócios. Entre os times de maior poder financeiro, o palpite mais óbvio é o Athletico-PR, que está em busca de investidores e já falou publicamente sobre o plano.
Outros times da elite nacional que já se movimentam nos bastidores e podem ter novidades em 2024 são Fluminense e Juventude.
4. Arábia Saudita amplia investimentos
Se 2023 marcou o início do investimento saudita no futebol, 2024 será o ano da consolidação. Com novo limite de estrangeiros por time, a Saudi Pro League irá atrair uma série de astros do futebol mundial, como Salah, Bruno Fernandes e até mesmo o brasileiro Casemiro. A liga ainda vai oferecer o maior salário da história para Kylian Mbappé, mas o craque francês vai optar por seguir na Europa.
➡️ Retrospectiva 2023: os destaques do ano no mundo dos negócios do esporte
5. Flamengo bate novo recorde de faturamento
Voltando ao Brasil, 2024 será histórico para o Flamengo. Pelo menos, nas finanças. Com valorização do espaço máster e possíveis premiações de títulos, o clube rubro-negro vai registrar o maior faturamento na história do futebol brasileiro. A aposta do Lance! Biz é que seja em torno de R$ 1,5 bilhão.
6. CazéTV em alta com Euro e Jogos Olímpicos
Quem também vai se dar bem neste ano será a CazéTV, canal de Casimiro Miguel em parceria com a LiveMode. Já consolidado no mercado, o player transmitirá uma série de eventos em 2024, tendo como principais destaques a Eurocopa e os Jogos Olímpicos de Paris.
➡️ TV aberta, fechada e streaming: onde assistir aos principais campeonatos de futebol em 2024?
7. Recorde de público no Brasil
Com os clubes reforçados e a implementação de novas ferramentas de segurança (biometria facial), o interesse dos torcedores em ir ao estádio vai aumentar em 2024. O resultado vai ser a quebra do recorde de público pagante no futebol brasileiro. Em 2023, foram mais de 24 milhões de ingressos vendidos.
Athletico-PR, dono da Ligga Arena, pode virar SAF em 2024 (Foto: Divulgação/CAP)