Encerrada neste domingo, a temporada regular de 2022/23 da NBA foi um sucesso de público. A liga norte-americana de basquete anunciou que a fase de classificação superou os níveis pré-pandemia e quebrou uma série de recordes históricos. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes.

A principal marca atingida foi o público total de 22.234.502 pessoas. Este número supera o recorde anterior que era de 22.124.559, estabelecido na temporada 2017/18. É apenas a segunda vez na história da NBA que o público total ultrapassou 22 milhões. Pela primeira vez, os times tiveram em média mais de 18 mil torcedores (18.077).

Ao todo, 64% dos jogos disputados na temporada regular tiveram os ingressos esgotados (791 de 1.230). O recorde anterior era de 760 jogos com lotação máxima, estabelecida na temporada 2018/19. Por fim, o último recorde de público foi o de taxa de ocupação das arenas: 97%. 

Maiores públicos totais na temporada regular da NBA:

1. Temporada 2022-23 - 22.234.502
2. Temporada 2017-18 - 22.124.559
3. Temporada 2016-17 - 21.997.412
4. Temporada 2015-16 - 21.972.129
5. Temporada 2018-19 - 21.964.447

Maiores médias de público na temporada regular da NBA:

1. Temporada 2022-23 - 18.077
2. Temporada 2017-18 - 17.987
3. Temporada 2016-17 - 17.884
4. Temporada 2015-16 - 17.864
5. Temporada 2018-19 - 17.857

Vale destacar que a partida entre San Antonio Spurs e Golden State Warriors, em janeiro deste ano, quebrou o recorde de maior público da história de um jogo da NBA, com 68,2 mil pessoas na arena. Do lado dos negócios, a taxa de renovação de ingressos de temporada de 88% durante a entressafra também foi a mais alta de todos os tempos.

As franquias com as maiores médias de público na temporada regular 2022/23 da NBA foram: Chicago Bulls (20.528), Philadelphia 76ers (20.470) e Dallas Mavericks (20.178).

Spurs x Warrios quebrou recorde de público (Foto: Divulgação/NBA)

Sucesso também no ambiente digital

Impulsionada pela estratégia digital multiplataforma, a NBA terminou a temporada regular de 2022/23 com um engajamento recorde nas contas do NBA App, NBA League Pass e NBA nas redes sociais. A conta da liga no Instagram gerou mais de 13 bilhões de visualizações de vídeo nesta temporada, mais do que qualquer outro perfil na plataforma.

A NBA também acumulou um recorde de 32 bilhões de visualizações de vídeo em todas as contas de mídia social relacionadas à liga, um aumento de mais de 10% em relação ao ano passado. O número foi impulsionado pelo crescimento entre jovens e seguidores internacionais. Os seguidores internacionais representam mais de 70% dos seguidores da mídia social da NBA, com 50% do público total composto por pessoas de 25 anos ou menos.