A chegada de Luis Suárez ao Grêmio, que completa um mês nesta terça-feira, teve efeito imediato dentro e fora de campo. Além dos cinco gols em três jogos, o atacante uruguaio estimulou o aumento de receitas para o clube gaúcho. Abaixo, o LANCE!Biz detalha o início deste negócio milionário.
É preciso, antes de tudo, falar sobre o "custo Suárez". Para assinar com o atleta até o fim de 2024, o Grêmio ofereceu rendimentos na faixa de R$ 2 milhões mensais, que incluem salário, luvas diluídas e direitos de imagem. A maior parte desse montante, no entanto, não será paga pelo Tricolor, mas por investidores parceiros. De qualquer forma, o clube aposta o aumento de outros tipos de faturamento para pagar a conta.
Explosão no número de sócios-torcedores
Uma receita do Grêmio que explodiu desde a chegada de Suárez é a de sócios-torcedores. Desde o anúncio da contratação, quase 15 mil gremistas aderiram ao programa de associação. O número, que era de 61,6 mil antes de Suárez, agora é de 76 mil. O clube, inclusive, lançou a campanha "Convocação Imortal" com o objetivo de alcançar a marca de 100 mil no quadro social - leia mais aqui.
- Antes do anúncio de Suárez: 61.658 sócios
- Atualmente: 76.084 sócios
O Grêmio oferece cinco planos aos torcedores - sendo um infantil, limitado a crianças de até 12 anos, e outro juvenil, para jovens de até 17 anos. Para os gremistas adultos, os preços variam entre R$ 38 e R$ 125 por mês. Existe uma estimativa que, a cada 10 mil novos sócios, o clube tem um incremento de R$ 760 mil por mês. Isso significa que, desde o anúncio da contratação, o Grêmio teve um acréscimo de cerca de R$ 1 milhão mensais.
- O principal impacto para nós é o resgate da autoestima do torcedor tricolor. Depois de dois anos muito difíceis, agora está aqui com uma energia incrível que passa para a equipe. O Suárez é o grande vetor desta mudança. A campanha de sócio-torcedor já está tendo bons resultados. Então, os impactos são enormes e muito positivos - comentou Márcio Ramos, CEO do Grêmio, com exclusividade ao LANCE!.
Suárez tem início empolgante no Grêmio (Lucas Uebel/Grêmio)
Público e bilheteria em alta
Outro impacto da chegada de Suárez é a alta procura por ingressos. Desde a chegada de Suárez, o Grêmio levou cerca de 110 mil pessoas à Arena em três ocasiões: a apresentação do atacante (31,1 mil), a estreia contra o São Luiz pela Recopa Gaúcha (49,6 mil) e o duelo contra o Brasil de Pelotas pelo Gauchão (29,8 mil).
Trata-se de um número expressivo para janeiro, que conta com jogos de menor apelo. Em termos de comparação, a marca de 100 mil pessoas na Arena só foi atingida com oito partidas disputadas em 2022.
O bom público reflete em rendas consideráveis. De acordo com borderôs divulgados pela Federação Gaúchan de Futebol (FGF), o Grêmio teve arrecadação líquida de R$ 2,1 milhões contra o São Luiz e de R$ 1,1 milhão contra o Brasil de Pelotas.
Suárez também impulsionou venda de camisas (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)
Vendas de camisa movimentam quase R$ 2 milhões
A contratação também impulsionou as receitas da GrêmioMania, loja oficial do clube. Até o último domingo, mais de 5 mil camisas foram vendidas com a personalização "Suárez 9". A procura inicial foi tão grande que zerou a camisa celeste em todos os estoques. No mês de janeiro de 2022, por exemplo, as vendas de camisas oficiais não superaram a marca de 2 mil peças.
Os valores das peças personalizadas variam entre R$ 325 (versão feminina de torcedor) e R$ 405 (versão masculina de atleta). Ao calcular com um preço médio de R$ 365, pode-se prever que as vendas de camisas de Suárez movimentaram entre R$ 1,8 milhão e R$ 2 milhões. Vale destacar que esse valor não fica totalmente com o clube, mas é outro tipo de receita alavancada com a chegada do uruguaio.