A Série B do Brasileirão começa nesta sexta-feira, 14 de abril, com os holofotes voltados para os jogadores, mas também para as telinhas. Após o término de um ciclo comercial em 2022, o torneio terá uma série de mudanças nas transmissões. Abaixo, o LANCE! explica a nova divisão dos direitos da segunda divisão do futebol brasileiro.
Onde assistir aos jogos da Série B do Brasileirão?
TV aberta - Band
TV fechada - Sportv
Pay-per-view - Premiere
Streaming - Site da Band, Globoplay e Dale
Onde assistir à Série B na TV aberta?
Após décadas na Globo, a Série B do Brasileirão será transmitida pela Band na TV aberta. A emissora chegou a um acordo com a Brax Sports Assets, detentora dos direitos, e será responsável por exibir as partidas da competição até o fim de 2024.
Com contrato de exclusividade na TV aberta, a Band transmitirá quatro partidas por rodada, sendo duas em rede nacional para todo o Brasil e outras duas de forma regionalizada. Ao todo, serão 152 jogos por temporada, com preferência para confrontos nas tardes de sábado e domingo.
Vale destacar que o acordo marca o retorno da Série B para as telas da Band após dez anos. Detentora principal dos direitos do torneio entre 2006 e 2022, a Globo sublicenciou parte dos direitos para a emissora paulista nas temporadas 2012 e 2013.
Entenda os direitos de transmissão da Série B (Foto: AFP)
Onde assistir à Série B na TV fechada e na internet?
Além da TV aberta, a Brax vendeu pacotes para a TV fechada e para o pay-per-view. Detentor dos direitos no último ciclo, o Grupo Globo assegurou a manutenção da Série B em ambas as mídias: o Sportv exibirá jogos na TV fechada e o Premiere no PPV.
Os torcedores também terão a opção de assistir às partidas da Série B pela internet. Os jogos com transmissão da Band serão exibidos no site da emissora, enquanto as transmissões de Sportv e Premiere poderão ser acessadas pela plataforma de streaming Globoplay. A Brax também fechou parceria com a plataforma Dale, que poderá transmitir dois jogos por rodada.
Como foi a venda de direitos da Série B?
No ciclo 2018-2022, a Globo era detentora exclusiva de todos os direitos de transmissão da Série B, mas não teve o contrato renovado para o período entre 2023-2026. No início de março, a CBF confirmou a venda de todos os direitos da competição para a Brax Sports Assets até 2026, por R$ 210 milhões anuais. A empresa adquiriu direitos nos sinais aberto, fechado e internacional, além do pay-per-view e streaming, e vendeu pacotes separados aos veículos interessados.
A Band, parceira da Brax na transmissão do Campeonato Carioca, garantiu os direitos exclusivos na TV aberta. De forma paralela, a Brax negociou pacotes de outras mídias e chegou a avançar nas negociações com a ESPN pelos direitos da TV fechada. No fim das contas, o Grupo Globo aumentou a oferta, venceu a concorrência e garantiu os pacotes fora da TV aberta.