O sistema de patrocínios da Champions League deve sofrer alterações. De olho em um maior faturamento na área comercial, a Uefa adicionará uma nova vaga de "Patrocinador Global" para o próximo ciclo do torneio e incluirá um novo nível de apoiadores. A informação é do site SportsBusiness.

No ciclo atual, oito empresas detém direitos globais de patrocínio: FedEx, Heineken, JustEat, Mastercard, Oppo, PepsiCo, Sony Interactive (PlayStation) e Turkish Airlines. Este número aumentará para nove no próximo ciclo de três temporadas, que inicia em 2024/25 e vai até 2026/27.

O modelo atual da Uefa conta com apenas dois níveis de patrocinadores: globais e locais. A partir de 2024/25, haverá uma camada intermediária, que possibilitará a entrada de marcas interessadas em se associar à Champions League, mas sem capacidade financeira para atingir o nível de Patrocinador Global. A expectativa é que os patrocinadores neste nível sejam oficialmente chamados de 'Parceiros de Inovação'.

As mudanças surgem para atender às metas de aumento de receita comercial para a competição. Vale destacar que o torneio terá um novo formato a partir do próximo ciclo, com mais equipes participantes e partidas. A Uefa e a agência Team Marketing, responsável pela venda dos direitos de patrocínio, entendem que o valor de mídia da Champions League aumentará com essas novidades.

Novo formato da Champions League

A Champions League será expandida a partir de 2024/25. Em vez de 32 times, serão 36. A grande mudança, no entanto, será na extinção da tradicional fase de grupos. No lugar, a primeira fase será chamada de “fase de liga”. Todas as equipes serão colocadas num grupo único, com uma única classificação.

Sob o chamado 'formato suíço', a fase de liga terá oito rodadas (em vez das seis rodadas atuais). As oito melhores equipes se classificarão automaticamente para o mata-mata, enquanto as equipes que terminarem do nono ao 24º lugar competirão em uma repescagem pelas oito vagas restantes nas oitavas de final.