Governo cria Código Brasileiro Antidopagem para atender exigências da Wada
Após embate com os tribunais desportivos, tribunal único é criado no país para ficar responsável pelo julgamento dos casos de doping em todas as modalidades
- Matéria
- Mais Notícias
O governo publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 17, a criação do Código Brasileiro Antidopagem, que cria um tribunal único, em Brasília, para julgar no país os casos de doping de todas as modalidades esportivas. O órgão, denominado de Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), era a principal exigência da agência mundial antidoping (Wada), cujo prazo se encerraria nesta sexta-feira, 18, e foi o centro de um longo embate entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte, e os tribunais desportivos.
Relacionadas
Segundo Marco Aurelio Klein, secretário nacional da ABCD, “a publicação representa um marco na história da luta por um esporte limpo no Brasil e, ao mesmo tempo, coloca o país em conformidade com o que determina a Wada”.
Ainda de acordo com o governo, as medidas instituídas no Código Brasileiro Antidopagem garantem a realização dos testes antidoping durante os Jogos Olímpicos Rio-2016 no país, que serão realizados no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), no Rio de Janeiro. Caso o Brasil não atendesse as exigências, havia o risco dos exames não serem realizados na cidade-sede da Olimpíada.
"Foi dado um enorme passo na luta contra a dopagem no Brasil", Marco Aurelio Klein.
- Hoje foi dado um enorme passo na luta contra a dopagem no esporte no Brasil e fica assegurado o LBCD como o laboratório dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – comentou Klein.
Ainda na tarde desta quinta, está prevista a publicação de uma edição extra do Diário Oficial com outras medidas para atender todas as exigências da Wada.
Veja abaixo o trecho da Portaria publicada pelo governo que cria o tribunal único para julgar os casos de doping no país.
“A atividade da TJD-AD deve seguir as seguintes provisões em conformidade com CMA e Padrões Internacionais da Wada-AMA :
I - O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAD), órgão integrante da Justiça Desportiva Especializada de Antidopagem, com jurisdição exclusiva para o julgamento de Violações de Regra Antidopagem no esporte e das infrações disciplinares a elas conexas;
II - O TJD-AD terá sede em Brasília, competência nacional e funcionará junto ao Conselho Nacional do Esporte;
III - A competência do TJD-AD irá abranger todas as modalidades, competições e ligas desportivas, de âmbito profissional e não profissional.”
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias