TIM 4G: Jorginho, craque e ídolo de Flamengo e Vasco

Lateral e meia de grande brilho, o tetracampeão pendurou as chuteiras no Fluminense

Escrito por

Ídolo de Flamengo e Vasco, Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, é um dos jogadores mais vitoriosos do futebol brasileiro. A começar pelo tetracampeonato mundial com a Seleção Brasileira, em 1994, na Copa dos Estados Unidos. É um autêntico craque TIM 4G do passado e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes cariocas.

Natural do Rio de Janeiro (nascido a 17 de agosto de 1964), foi revelado nas categorias de base do América-RJ e profissionalizou-se no Flamengo, onde teve chance no time principal rapidamente, com a lesão do então titular Leandro, em 1984. Ficou cinco anos na Gávea e criou grande identidade com o clube.

Lateral-direito de grande resistência física, se destacou pela eficiência nas subidas ao ataque e nos cruzamentos precisos. Foi campeão carioca (1986) e Brasileiro (1987) pelo Flamengo; alemão (1994) pelo Bayern de Munique; japonês (1996 e 1998), da Copa Nabisco (1997) e da Copa do Imperador (1998) pelo Kashima Antlers e, no Vasco, além da Copa João Havelange, comemorou a Copa Mercosul no ano 2000. Foi também campeão mundial de juniores (1983) com a Seleção Brasileira.

Jorginho defendeu ainda São Paulo e Fluminense, onde pendurou as chuteiras, em 2001. Depois de ter sido vendido para o Bayern Leverkusen e, posteriormente, ao Bayern de Munique, foi deslocado da lateral para o meio-campo, onde pôde mostrar melhor sua técnica. Foram seis anos no futebol alemão, onde também ganhou o coração da torcida e fez parte da história.

O mesmo aconteceu no futebol japonês. Ao seguir os passos de Zico, construiu boa identidade no Kashima Antlers e foi eleito o melhor jogador da temporada de 1996.

Pela Seleção, Jorginho disputou 67 jogos, somando 47 vitórias, 15 empates e cinco derrotas, com três gols marcados. Pela Seleção olímpica, foram 25 partidas, com 17 vitórias, quatro empates, quatro derrotas e dois gols - e a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988.

No Flamengo, Jorginho participou de 246 partidas, com 139 vitórias, 59 empates e 48 derrotas. Balançou as redes oitos vezes. No Vasco, em 2000, fez 28 jogos, com dois gols. E no Fluminense, oito jogos em 2001.

Depois de pendurar as chuteiras, em 2001, Jorginho voltou ao América-RJ, clube que o revelou, em 2005, mas para atuar como treinador. No ano seguinte, foi auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira, ficando até 2010. Desde então, passou por clubes como Goiás, Kashima Antlers, Figueirense, Ponte Preta, Flamengo, Al Wasi (Arábia), Vasco e Bahia.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.


Siga o Lance! no Google News