Alabama Crimson Tide não teve piedade e massacrou Ohio State Buckeyes, por 52 a 24 no CFP National Championship 2020, nesta segunda-feira (11). Esse foi a 18a conquista nacional de Alabama, sétimo na carreira do técnico Nick Saban, sendo seis no comando de Crimson Tide - o outro foi com LSU, em 2003 -, isolando o treinador como o maior vencedor da história do College Football.
Por Alabama, o recebedor DeVonta Smith, vencedor do Troféu Heisman impressionou durante o primeiro tempo da partida contra Ohio State, com 12 recepções para 215 jardas e três touchdowns anotados. Completando os destaques ofensivos, o quarterback Mac Jones completou 36 de 45 passes, 464 jardas lançadas - novo recorde da final - e cinco passes para touchdown. Já no jogo terrestre, o principal destaque da universidade campeã foi o running back Najee Harris com 22 carregadas para 79 jardas e três TDs.
Na equipe adversária, o quarterback Justin Fields, cotado para ser a segunda escolha geral do próximo draft da NFL, teve uma atuação apagada, produzindo apenas 194 jardas aéreas e apenas um passe para TD. O running back Master Teague III correu 15 vezes para 65 jardas e duas idas à end zone. Garrett Wilson, principal alvo de Fields na partida, conseguiu um TD e três recepções contabilizando 50 jardas.
A decisão
O jogo começou mal para Ohio State, que perdeu seu running back, Trey Sermon, logo em sua primeira campanha, por conta de uma lesão em um de seus ombros, sendo substituído por Master Teague III. A equipe de Nick Saban aproveitou para abrir o placar com uma corrida curta de Najee Harris, 7 a 0. Atrás no marcador, Ohio State respondeu na mesma moeda com uma corrida de oito jardas de Master Teague III.
Já no começo do segundo quarto, Alabama fez sua segunda viagem à end zone com DeVonta Smith, após uma recepção de cinco jardas. Durante a campanha, o wide receiver teve uma bela catada de 32 jardas e foi até a linha de 45 do campo de ataque para mover as correntes do rival. Depois de novo punt de Ohio, os Crimson Tide sofreriam um fumble com Mac Jones sacado pelo linebacker Baron Browning que ainda conseguiria recuperar a posse da bola. Com o boost de energia, Ohio State soube se aproveitar do erro do quarterback rival e empataria a partida, com Teague anotando seu segundo TD terrestre na final.
Após o empate, Alabama voltaria a comandar o placar após Jones disparar belo passe de 26 jardas para Najee Harris, 21 a 14. Em desvantagem novamente, os Buckeyes não conseguiram o empate em sua campanha, mas reduziram a desvantagem para apenas quatro pontos, com o kicker Jake Seibert acertando um field goal de 23 jardas. O time do técnico Nick Saban ainda voltaria a castigar a equipe rival antes do intervalo, com DeVonta Smith colocando seu nome na história do College Football depois de anotar mais dois touchdowns na decisão, sendo o último depois de um passe sensacional de 42 jardas de Mac Jones. Com 35 a 17, Alabama pavimentava seu favoritismo antes do início da partida. Vale ressaltar que Smith teve 18 recepções para 215 jardas e três TD’s apenas nos primeiros 30 minutos de jogo.
Depois do intervalo, Crimson Tide seguiria com sua fúria ofensiva, com o kicker Will Reichard não tendo dificuldades para converter um FG de 20 jardas. Entretanto, durante a campanha, DeVonta Smith deixaria o confronto com uma lesão no dedo indicador da mão direita. Atrás no marcador e cada vez mais pressionado, Justin Fields desencantou após conectar Garrett Wilson com um passe de 20 jardas e reduzir o déficit para 38 a 24. Na resposta, os comandados de Nick Saban diminuiriam o ânimo da equipe rival, com o TD anotado por Slade Bolden, primeiro touchdown de sua carreira.
No começo do último quarto, Alabama sepultou as esperanças de Ohio State com mais um TD, novamente com Najee Harris, depois de uma corrida curta, colocando números finais ao confronto em 52 a 24.