Brasileiro campeão paralímpico estreia no mundial de esgrima
Gaúcho Jovane Guissone, ouro em Londres-2012, competirá pelo florete B nesta terça-feira no Mundial em cadeira de rodas que acontece em Roma (ITA)
A Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas inicia nesta terça (7) sua participação no Campeonato Mundial da modalidade, na cidade de Roma, na Itália. E logo na estreia, terá um campeão olímpico em ação. O gaúcho Jovane Guissone, abre sua participação com o florete B, a partir das 11h (de Brasília), no Hilton Rome Airport Hotel.
Guissone não estará participando em sua principal arma, a espada B (classe para atletas com menor mobilidade de tronco), com a qual sagrou-se campeão paralímpico nos Jogos de Londres-2012. Mesmo sem ser a sua principal arma, o esgrimista registrou um desempenho perfeito no florete B em 2017, com títulos das I e II Copa Brasil, além do Campeonato Brasileiro, disputado na última semana, em São Paulo.
- Eu estou muito focado. Chego neste Mundial com o objetivo de ganhar a medalha que falta no meu currículo. Tenho obtido títulos em Copas do Mundo, Paralimpíada, mas ainda me falta o bom resultado em um Mundial - disse Guissone, de 34 anos, que sofreu uma lesão na medula aos 22 anos, por causa de um tiro em um assalto.
Antes de Jovane, os paulistas Alex Souza e Lenilson Oliveira competem no florete A (atletas com mobilidade de tronco, amputados ou limitação de movimentos). O início da disputa desta arma está previsto para as 6h (de Brasília). A delegação brasileira chegou nesse domingo (5) a Roma e conta ainda com o paranaense Moacir Ribeiro. Ele fará a sua estreia apenas na quinta-feira (9)
O Campeonato Mundial de Roma contará com a presença de 210 atletas representando 31 países. Estarão em jogo 22 medalhas até o dia 12, data de encerramento da competição. A última edição do Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas aconteceu em Eger, na Hungria, em 2015.