Ciclismo brasileiro pode ser suspenso por excesso de casos de doping
União Ciclística Internacional considera punir atletas brasileiros pegos em casos de doping
- Matéria
- Mais Notícias
O ciclismo brasileiro está muito próximo de ser suspenso de todas as competições internacionais. A medida drástica pode ser tomada devido ao alto número de atletas brasileiros envolvidos em casos de doping, o que deve levar a União Ciclística Internacional (UCI) a impedir os brasileiros de disputar provas no cenário internacional. A informação é do portal UOL Esporte.
- É possível que esse seja o caminho para um país com mais casos de doping, como o Brasil e outros países da América do Sul, incluindo uma potencial suspensão. Estamos trabalhando com as federações nacionais, incluindo o Brasil, para tentar reduzir esse números. Se tivermos muitos casos positivos, podemos suspender, sim, mas ainda temos alguns passos antes de uma medida assim radical - afirmou o presidente da UCI, David Lappartient, ao UOL.
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o ciclismo brasileiro já faturou uma medalha de bronze, na prova de velocidade por equipes. Para Lappartient, o continente sul-americano é a principal preocupação da UCI.
- Mais de 75% dos casos positivos de doping estão localizados em cinco países da América do Sul, incluindo o Brasil. Então é realmente uma preocupação para nós e nós estamos trabalhando nisso. A UCI a Cycling Anti-Doping Foundation estão olhando especificamente para alguns países e um deles é sem dúvida o Brasil.
A sequência de casos de doping já fez a UCI banir uma equipe brasileira de disputar campeonatos internacionais, a Funvic. A medida fez a Confederação Brasileira de Ciclismo perder a confiança nos atletas e desconvocá-los da disputa do Pan-Americano da modalidade.
Segundo o UOL, cerca de 30 atletas brasileiros estão na lista de suspensos da CBC, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e da UCI, incluindo diversos campeões nacionais.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias