menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ciclismo brasileiro pode ser suspenso por excesso de casos de doping

União Ciclística Internacional considera punir atletas brasileiros pegos em casos de doping

Ciclismo Equipe Masculina
imagem cameraFernanda Oliveira/Fokus
Avatar
Lance!
Lima (PER)
Dia 03/08/2019
11:47
Atualizado em 03/08/2019
12:08

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ciclismo brasileiro está muito próximo de ser suspenso de todas as competições internacionais. A medida drástica pode ser tomada devido ao alto número de atletas brasileiros envolvidos em casos de doping, o que deve levar a União Ciclística Internacional (UCI) a impedir os brasileiros de disputar provas no cenário internacional. A informação é do portal UOL Esporte.

- É possível que esse seja o caminho para um país com mais casos de doping, como o Brasil e outros países da América do Sul, incluindo uma potencial suspensão. Estamos trabalhando com as federações nacionais, incluindo o Brasil, para tentar reduzir esse números. Se tivermos muitos casos positivos, podemos suspender, sim, mas ainda temos alguns passos antes de uma medida assim radical - afirmou o presidente da UCI, David Lappartient, ao UOL.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o ciclismo brasileiro já faturou uma medalha de bronze, na prova de velocidade por equipes. Para Lappartient, o continente sul-americano é a principal preocupação da UCI.

- Mais de 75% dos casos positivos de doping estão localizados em cinco países da América do Sul, incluindo o Brasil. Então é realmente uma preocupação para nós e nós estamos trabalhando nisso. A UCI a Cycling Anti-Doping Foundation estão olhando especificamente para alguns países e um deles é sem dúvida o Brasil.

A sequência de casos de doping já fez a UCI banir uma equipe brasileira de disputar campeonatos internacionais, a Funvic. A medida fez a Confederação Brasileira de Ciclismo perder a confiança nos atletas e desconvocá-los da disputa do Pan-Americano da modalidade.

Segundo o UOL, cerca de 30 atletas brasileiros estão na lista de suspensos da CBC, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e da UCI, incluindo diversos campeões nacionais.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias